A agricultora Dalva Pereira, de 64 anos, foi a primeira cidadã de Manaquiri, a solicitar a Carteira de Identidade Nacional (CIN) na modalidade on-line. O documento foi solicitado no Posto de Atendimento da CIN inaugurado nesta terça-feira (22/07).
“De primeiro era o maior sacrifício que a gente tinha para tirar um documento, e agora está tudo mais fácil, né. E graças a Deus que cada vez está avançando mais. Esse documento representa tudo para a gente, porque hoje em dia, tudo que a gente vai fazer tem que ter os documentos”, frisou a trabalhadora.
O posto está localizado nas dependências do Centro de Tecnologia e Inovação em Cidadania (Ctic), no Centro do município. A inauguração contou com a presença do diretor do Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo, Mahatma Porto, e do vice-prefeito Luizinho Aguiar, entre outros servidores locais.
O diretor do IIACM, Mahatma Porto, destacou as funcionalidades do novo documento e sobre a economia que vai proporcionar ao cidadão, ao não mais precisar retirar cópias de documentos ou fotografias.
“É importante essa entrega porque, antes, as pessoas precisavam trazer xerox de documentos, foto 3x4 e, nesse novo formato de atendimento, a foto é tirada imediatamente e todos os documentos são digitalizados direto para o nosso sistema. Esse atendimento entra e, imediatamente, já pode ser processado e enviado para a gráfica e, no próximo lote, vir para o município”, afirmou o diretor.
Para o pescador Fernando Almeida, de 51 anos, que reside em uma comunidade próxima a Manaquiri, a novidade vai facilitar a expedição do documento e facilitar a solicitação de outros benefícios. “É um benefício que vai servir pra todo mundo”, destacou.