O segundo e último dia do Fórum Amazonas + Municípios reuniu, nesta quarta-feira (6/8), mais de 500 gestores, técnicos e autoridades no Sesi Clube do Trabalhador, em Manaus. Durante dois dias de programação intensa, o evento promoveu debates, oficinas e troca de experiências voltadas ao fortalecimento da administração municipal, especialmente nas cidades do interior.
Entre os destaques, estiveram temas como governança, captação de recursos e inovação na gestão pública. Oficinas exclusivas ofereceram ferramentas práticas para qualificar os serviços oferecidos pelas prefeituras. A Subprocuradora-Geral de Justiça em exercício do Ministério Público do Amazonas (MPAM), Anabel Mendonça, ressaltou a importância de construir uma cultura de paz nas relações institucionais e sociais, enfatizando que o diálogo é peça-chave para o amadurecimento da sociedade.
O espaço Feira + Municípios apresentou estandes com projetos, soluções e tecnologias voltadas à gestão pública, enquanto a área de networking aproximou gestores, parceiros e investidores, criando oportunidades para novas parcerias e investimentos.
Para o presidente da Associação Amazonense de Municípios (AAM), Anderson Sousa, o fórum também foi uma oportunidade de aproximar órgãos de controle e orientar prefeitos sobre boas práticas administrativas. “Trouxemos órgãos como TCU, TCE, Ministério Público de Contas e Ministério Público Estadual, que estão orientando os prefeitos sobre como conduzir melhor as atividades e atender de forma mais eficaz à população”, afirmou.
O prefeito de Maraã, Edír Castelo Branco, destacou que a troca de informações e experiências durante o evento poderá gerar resultados práticos. “Vamos levar para os nossos municípios ações que podem melhorar a qualidade de vida da população”, disse.
Segundo os organizadores, o encontro deixa como legado uma rede mais articulada e preparada para enfrentar os desafios da gestão pública no Amazonas, com estratégias concretas para ampliar resultados e melhorar a prestação de serviços à população.