
O presidente da Comissão de Políticas sobre Drogas da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), deputado Daniel Almeida (Avante), participou nesta quinta-feira (30), da inauguração da primeira Casa de Passagem, do novo Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), e do Centro de Atendimento e Desenvolvimento Social (CADS), ambos localizados na avenida Joaquim Nabuco, no centro histórico da capital, coordenados pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc).
Os 3 equipamentos públicos representam um marco histórico na política de assistência social, ampliando a rede de acolhimento e oferecendo novas perspectivas de dignidade e recomeço às pessoas em situação de vulnerabilidade.
Durante o evento, o parlamentar destacou a relevância social da iniciativa.
“Um marco na história da assistência social em Manaus. O objetivo é dar dignidade, acolhimento e resgatar a autoestima das pessoas em situação de rua. A nova estrutura representa avanço e compromisso da gestão pública municipal, fortalecendo o atendimento social e garantindo oportunidades para quem mais precisa”, declarou o parlamentar.
Para Daniel Almeida, que coordena importantes debates à frente da Comissão de Políticas sobre Drogas da Aleam, a iniciativa reforça a necessidade de ações integradas e permanentes no enfrentamento à exclusão social.
“Não podemos ignorar essa realidade. É preciso agir com políticas concretas que ofereçam oportunidade, esperança e um verdadeiro recomeço. A capital amazonense, se torna exemplo de compromisso com a dignidade humana”, destacou o parlamentar.
Centro Pop, Casa de Passagem e CADS
O Centro Pop é um espaço de referência para pessoas em situação de rua, funcionando como uma porta de entrada para a rede de assistência social. O local oferece atendimento humanizado, com áreas destinadas à higiene pessoal, alimentação, guarda de pertences e acompanhamento técnico multiprofissional. Além disso, orienta e encaminha os usuários para outros serviços públicos, como saúde, habitação, educação e emissão de documentos, fortalecendo vínculos familiares e comunitários.
A Casa de Passagem Padre Orlando Barbosa oferece acolhimento 24 horas, com refeições diárias, banho, lavanderia, guarda-pertences, atendimento psicossocial e atividades sociais. O espaço, agora com uma nova estrutura de 745 metros quadrados, localizada no Centro de Manaus, amplia sua capacidade de atendimento, incluindo homens, mulheres e famílias. A unidade conta com refeitório, lavanderia, dormitórios femininos, masculinos e familiares, além de salas de atendimento e convivência.
Complementando a rede, o Centro de Atendimento e Desenvolvimento Social (CADS) reunirá parceiros estratégicos como o Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJ-AM), Sine Manaus, Semtepi, universidades e o Sistema S, oferecendo atendimento integrado e facilitando o acesso a serviços de saúde, educação, capacitação e empregabilidade.