
Uma cena que comoveu moradores marcou a manhã desta quinta-feira (19/2) no Bairro Cascata, em Ibirité, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Ao atender a uma ocorrência de abandono de recém-nascida, a soldado Dieny Helem da Silva Valério, de 32 anos, amamentou a bebê encontrada dentro de um bueiro, em meio a uma área de mata.
A policial integra a Polícia Militar de Minas Gerais e foi acionada após a denúncia de que uma criança teria sido deixada no local. Ao chegar, a equipe encontrou a menina, com pouco mais de um mês de vida, exposta e em situação de vulnerabilidade.
Sensibilizada ao perceber que a recém-nascida chorava e aparentava fome, a militar — que é mãe e ainda amamenta — decidiu alimentar a criança até a chegada do socorro especializado.
Adolescente presenciou abandono
No momento do resgate, um adolescente de 14 anos, que trabalha cuidando de cavalos em um sítio próximo, se aproximou da equipe e relatou ter visto um casal discutindo nas imediações. Segundo o jovem, a menina havia acabado de ser deixada no local após a briga.
O relato do adolescente deve auxiliar nas investigações para identificar os responsáveis pelo abandono.
Atendimento e investigação
Após ser acolhida pelos policiais, a bebê foi encaminhada para avaliação médica e acompanhamento do Conselho Tutelar. O estado de saúde dela não foi detalhado, mas, segundo informações preliminares, ela foi encontrada consciente.
A Polícia Civil de Minas Gerais instaurou procedimento para apurar o caso e identificar o casal apontado como responsável pelo abandono. O crime pode ser enquadrado como abandono de incapaz, conforme prevê a legislação brasileira.
O episódio gerou forte comoção na cidade e destacou o gesto de humanidade da policial militar, que foi elogiada por moradores e colegas de farda pela atitude durante o resgate.