
Policiais civis da Delegacia Especial de Apoio ao Turismo (Deat) e da 13ª DP (Ipanema) prenderam, nesta quinta-feira (7), Cláudio Rafael Silva de Queiroz de Pontes, de 22 anos, acusado de integrar uma quadrilha especializada em aplicar o golpe conhecido como “Boa noite, Cinderela” contra turistas, principalmente estrangeiros, na Zona Sul do Rio de Janeiro.
Segundo as investigações, Cláudio se apresentava como garoto de programa para atrair as vítimas. Após ganhar a confiança delas, ele as dopava e realizava saques e transferências bancárias, além de subtrair objetos de valor. Uma das vítimas relatou ter sofrido um prejuízo de R$ 117 mil após ser dopada.
O suspeito já respondia a diversos inquéritos por roubo e associação criminosa e possuía dois mandados de prisão em aberto. A prisão ocorreu em Cabo Frio, na Região dos Lagos, onde ele tentava se esconder das autoridades.
Ainda de acordo com a Polícia Civil, o grupo criminoso era composto por quatro pessoas — três homens e uma mulher. Os demais integrantes continuam foragidos, e as buscas seguem em andamento.
A Deat reforça o alerta para que turistas redobrem a atenção em encontros marcados por aplicativos ou redes sociais e evitem aceitar bebidas ou alimentos de desconhecidos.