Victor Caetano Gonzaga da Silva, conhecido como Valentino, apontado como um dos envolvidos na morte do delegado pernambucano Josenildo Belarmino de Moura Junior, assassinado durante um assalto em janeiro deste ano em São Paulo, foi preso por policiais do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) nesta segunda-feira (23), na zona Sul da capital paulista.
A prisão foi feita por agentes da 2ª Delegacia da Divisão de Crimes Cibernéticos (DCCiber), especializada em investigações contra instituições financeiras. Valentino foi localizado após monitoramento de um baile funk que ele costumava frequentar.
No momento da abordagem, o suspeito pilotava uma motocicleta Honda CB 500 com queixa de roubo registrada no dia 15 deste mês, em Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo.
Os policiais também constataram que a moto estava com a placa adulterada.
Valentino foi autuado por receptação e por adulteração de sinal identificador de veículo automotor. Durante o interrogatório, ele confessou ter sido o autor dos disparos que mataram o delegado Belarmino no crime de latrocínio.
Relembre o caso
O delegado da Polícia Civil de São Paulo Josenildo Belarmino de Moura foi morto na manhã do dia 14 de janeiro, durante um assalto na rua Amaro Guerra, na região de Santo Amaro, zona sul de São Paulo.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP), o delegado estava a pé quando foi abordado por um motociclista, que fingiu ser entregador. “Ao perceber que a vítima estava armada, o assaltante disparou contra ele, atingindo-o nas costas”, afirmou a pasta em nota.
Uma câmera de segurança registrou o momento em que Belarmino é atingido pelo suspeito. O agente foi socorrido e encaminhado ao Hospital do Campo Limpo, mas não resistiu e morreu.