A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que apura fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aprovou, nesta quinta-feira (4), um requerimento para obter informações sigilosas sobre pessoas que atuaram em nome do Sindicato Nacional dos Aposentados da Força Sindical (Sindnapi) entre os anos de 2015 e 2023. Entre os dirigentes da entidade está José Ferreira da Silva, conhecido como Frei Chico, irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que ocupa o cargo de vice-presidente.
O escândalo envolvendo o INSS foi revelado pelo portal Metrópoles em dezembro de 2023, em uma série de reportagens que expuseram irregularidades nas filiações de segurados. Três meses depois, novas investigações mostraram que a arrecadação das entidades com descontos automáticos nas aposentadorias havia disparado, ultrapassando R$ 2 bilhões em apenas um ano. As associações envolvidas enfrentam milhares de processos judiciais por suspeita de fraude.
A CPMI busca esclarecer o papel de representantes sindicais na suposta manipulação de dados e filiações indevidas, além de investigar possíveis conexões políticas e institucionais que possam ter facilitado o esquema.